AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sexta Feira, 15 de Dezembro de 2017
29 de novembro de 2012

Palavra do Vice Presidente

Postado por: Câmara de Registro


Palavra do Vice-Presidente

A atividade de registro é uma das funções essenciais dos Conselhos de Contabilidade desde a edição do Decreto-Lei nº 9.295, em 1946 – o qual criou os Conselhos Federal (CFC) e Regionais de Contabilidade (CRCs). Essa função, que sempre foi executada com rigor pelo Sistema CFC/CRCs, passou a ter, a partir da edição da Resolução CFC nº 1.065/05, uma unidade administrativa específica dentro da estrutura do Conselho Federal de Contabilidade, a Vice-presidência de Registro.

Entre as atribuições da Vice-presidência, estabelecidas no Regimento Interno do CFC (Resolução CFC n° 1.458/2013), destaco o trabalho de superintender a Coordenadoria de Registro; coordenar os trabalhos da Câmara de Registro; distribuir os processos para relato na Câmara de Registro; denunciar ao Plenário do CFC o não cumprimento, pelos Conselhos Regionais, dos objetivos de registro traçados no Plano de Trabalho, a fim de que se deliberem as providências a serem tomadas; e superintender as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho constituídos para implementar as ações previstas nos projetos da Vice-presidência de Registro.

O órgão deliberativo da Vice-presidência é a Câmara de Registro, a qual compete: examinar e julgar os recursos das decisões dos CRCs que envolvam processos relativos a registro dos profissionais da Contabilidade e organizações contábeis; sanear processo de sua competência, determinando as diligências à instrução processual; responder a consultas sobre registro; examinar matéria sobre registro e propor medidas e ações pertinentes; e coordenar, nacionalmente, os registros e os cadastros dos profissionais e das organizações contábeis.

Durante a gestão 2016/2017, a Vice-presidência dará continuidade às atividades de assessoramento e treinamento aos membros das Câmaras de Registro dos CRCs e aos funcionários desses setores dos Regionais; e à promoção de seminários e reuniões com os vice-presidentes da área dos CRCs. Além disso, ressalto alguns projetos que terão especial atenção nestes dois anos: a ampliação do cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); e a implantação do Sistema de Processo Eletrônico de Registro (Sper); o recadastramento das organizações contábeis.

Executar os objetivos acima descritos, manter estreito contato com as Vice-presidências e setores de Registro dos Regionais e prestar serviço com eficiência e qualidade aos profissionais da contabilidade de todo o Brasil. Esses são os focos que guiarão o nosso trabalho nesta gestão.

Contador Marco Aurélio Cunha de Almeida
Vice-presidente de Registro


Totem Ticker